Perguntas e Respostas

Olar pessoal!

Muitas pessoa
s vem a mim, perguntar a respeito de como eu vou me virar, o que eu estou fazendo, porque eu não fiz isso, ou aquilo. Para facilitar, eu resolvi colocar tudo em um só lugar e responder a todos estes questionamentos, bem como eventualmente ajudar a estudantes que possam querer tomar o mesmo caminho que eu.

• Qual o curso você vai fazer e onde?
Vou fazer Mestrado em Direito Internacional, no Instituto de Altos Estudos Internacionais e Desenvolvimento em Genebra (IHEID, no original), na Suíça.

• Quanto tempo de curso?
São dois anos de curso, full-time, e eu tenho que apresentar uma tese no último semestre.

• Quanto custa o curso todo?
Mais de R$ 120 mil, contando todos os gastos, como tuition, moradia, alimentação e transporte. 

• Quanto você precisa?
Basicamente, R$ 25 mil, para passar o primeiro semestre. 

• Quais bolsas você já tentou? Já entrou no site Scholars4Dev? Já foi atrás da Fundação Estudar, Rotary?
Eu entrei em mais de 20 sites de bolsa e só achei quatro para o meu caso. Eu passei mais de duas semanas olhando todos os dias e de vez em quando eu ainda procuro. Então eu posso dizer que eu já esgotei esse meio. 

Eu tentei a Fundação Estudar e o Instituto Ling, que eram as bolsas mais promissoras e tinham o processo seletivo mais transparente. Mas infelizmente em ambas eu não passei às fases finais, talvez em razão da idade, introversão. Não quiseram me informar detalhes. 

Eu fui atrás do Rotary mas não há um processo seletivo, então não posso saber datas e outras informações. Na dúvida, eu não posso contar com isso. 

A última bolsa que tentei foi a da OFID, um fundo internacional. Mas são apenas 4 agraciados para mais de 10.000 candidatos. Em 7 anos, nenhum sulamericano ganhou a bolsa. Na dúvida, eu não posso contar com isso. O resultado sai em 15 de junho. 

• E a Universidade que você vai cursar? E a USP?
Durante a inscrição eu pude me candidatar a uma bolsa do Instituto (IHEID), e o resultado saiu no mesmo dia da minha admissão. Me negaram a bolsa e não tenho como apelar.  

Eu procurei a USP, e as bolsas que eles oferecem são focadas em algumas universidades específicas, o que não é o caso do IHEID, e ainda, há necessidade de ser aluno matriculado, coisa que eu não sou mais. A associação de antigos alunos da faculdade de direito não possui nenhuma ajuda para ex-alunos.

• E o seu trabalho?
Terei que me exonerar do meu trabalho e não posso tirar licença. Então perderei a minha fonte de renda. =(

• E você não pode trabalhar lá?
As regras da Suíça são rígidas. No primeiro semestre, eu não posso trabalhar. O meu visto não me permite. A partir do segundo semestre, eu posso trabalhar 15h por semana, o que pagaria a minha moradia, por exemplo, mas ainda restariam outros gastos. Nas férias eu posso trabalhar full time. Mas são apenas três meses por ano. 

E eu não cogito trabalhar irregularmente. 

• Então como você vai fazer para se sustentar?
Estou economizando o máximo possível, estou vendendo itens pessoais e tentando encaixar freelas no curto tempo que me resta. Fora isso, criei esta vaquinha virtual, o que é atualmente minha maior esperança.

• Se você tem tantos obstáculos para ir, por que não desiste ou deixa para o ano que vem?
Por que é o meu sonho. Porque eu nunca me perdoaria se eu desistisse. Por que eu sempre quis fazer este curso. Por que eu quero trabalhar numa organização internacional. Por que a cada ano que passa ficamos mais acomodados. Por que tem vagas que tem idade limite.

• Você não poderia ter tentado outra faculdade?
Eu cogitei outras universidades, como as americanas, a London School of Economics, a John Hopkins e a Leiden University. Mas eu simplesmente não posso trocar, e além do que, morar em Genebra é um sonho antigo meu. Eu procurava um curso de 2 anos e o único que eu encontrei foi o do Instituto. Além disso, a cidade é sede de mais de 280 organizações internacionais. Eu tenho muito mais chances lá. 

Mas porque você está pedindo dinheiro? Você já não fez viagens pra fora? Não existem pessoas que merecem mais?
Eu peço ajuda simplesmente por que não tenho escolha.

Eu tive a oportunidade de fazer muita coisa que outras pessoas sequer poderiam pensar, como viagem ao exterior. Mas eu também deixei de fazer muitas coisas porque o meu passado recente foi de grandes dificuldades. Eu não tenho carro, eu não tenho casa própria. Eu não tenho quase nada de bens pessoais. 

Por outro lado, muitas pessoas que nasceram e tiveram oportunidades melhores do que eu foram agraciadas com bolsas ou ajuda. E na ausência destas, podem contar com os pais ou outros bens para vender. Eu só posso contar comigo. 

Eu sei que tem pessoas que merecem mais. Mas essa circunstância infelizmente não me ajuda em nada: eu vou continuar precisando. E eu não me sinto menos merecedor por causa disso.

• Você disse que pretende ajudar outros estudantes, como planeja fazer isso?
Uma vez estabilizado profissionalmente, vou criar um programa para auxiliar estudantes de ensino médio de escolas públicas como alvo inicial. Eventualmente, eu posso expandir para outros estudantes carentes também. 

• Como posso doar?
Você pode doar por meio do paypal, do pagseguro ou fazer uma transferência para a minha conta. Neste último caso, por segurança, eu só passo diretamente ao interessado. 

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário